quinta-feira, 15 de julho de 2010

Quentão sem álcool e vinho



Com esse friozinho aqui no Sul, a gente só pensa em coisas quentinhas e engordativas pra aquecer o corpo. As bebidas não fogem disso, com muito chocolate quente, cafés, leite com açúcar queimado (tudo isso de preferência regado com chantilly e biscoitos amanteigados), chás e quentão!!! Dessas opções a menos engordativa são os chás mesmo. Até o quentão não se salva, pois o álcool (por mais que seja pouco) é uma grande bomba calórica, fora que álcool é sempre um fardo pro fígado. Pensando em tudo isso, além de que eu não bebo álcool por decreto algum e sei que muitas pessoas também não fazem uso do álcool, essa receitinha que vos passo a seguir é muito gostosa e aconchegante, conseguindo enganar até aqueles que consomem um pouco de álcool vez por outra. É bem simples de fazer:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • Aproximadamente 500 ml de água
  • Gengibre picado (uma colher de café ou chá já é suficiente)
  • 1 Maçã picada
  • 1/2 Abacaxi picado (pode ser com casca, deixa o aroma mais forte e ainda libera fibras solúveis)
Caramelize o açúcar em um caneco de alumínio ou um caldeirão até ficar bem derretido. Quando chegar nesse ponto coloque a água (cuidado para não se queimar, pois a água pula), o gengibre e as frutas picadas. Deixe ferver por bastante tempo, pra apurar o sabor. Fica com aparência de um chá de camomila fraco.
Você pode adicionar outras frutas como morango, pêssego, laranja, etc. É uma excelente forma de consumir frutas no inverno sem ficar com a boca gelada. Se desejar, você pode adicionar aqueles sucos de uva concentrado (como Maguary e Salton) e diluir com a água, ou então aqueles néctares de uva, mas daí você usa sem diluir. Espero que gostem da receita. Beijos.

2 comentários:

Priscilla Watanabe disse...

Eita que delícia Bru, vou tentar fazer. Não gosto de álcool e com o frio que faz aqui, vai cair muito bem!

Beijão

Tanedinha disse...

Uaaaaahhhh eu nunca tomei quentao!!!! kkkkkkkk sei la porque, mas assim parece que vai hein.... Vou experimentar. bjs